Emilio Miranda

Página Pessoal

Procura

Já leram esse artigo: 2017

Who's Online

We have 23 guests 1 members online

Formulário de Login



Controle de Temperatura para Chuveiro PDF Imprimir E-mail
Escrito por Emilio Miranda   
Sex, 24 de Agosto de 2007 08:59

Recentemente, o meu cunhado pediu-me que eu desse uma dica para ele sobre um controle de temperatura para chuveiro elétrico. O sonho de todo mundo que mora no sul maravilha é ter a temperatura da água do chuveiro previamente aquecida na medida certa. Os paraibanos já conseguiram avançar neste aspecto (em Campina Grande faz frio). Resolvi compartilhar aqui o e-mail que passei para ele...

 As instruções contidas aqui foram de um engenheiro eletricista para outro e por isto não tente fazer a montagem se você é um leigo. Não dou garantias nem me resonsabilizo pelo uso destas informações.

De:  Emilio Luciano de Miranda e Silva <emilio@------>
Para:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Assunto:  Controle de temperatura de água para chuveiro
Data:  Mon, 30 Jul 2007 10:54:16 -0300

 
Oi Dal--,

A grande sacada que tive quando fiz o estudo sobre controle de temperatura para chuveiros elétricos foi a seguinte: o controle semi-automático é melhor que o automático.

O motivo é simples, a sensação de conforto térmico é diferente para cada pessoa e mesmo uma determinada pessoa pode mudar esta sensação de conforto em diferentes períodos do ano.

E o que é o controle semi-automático? Seria aquele que a pessoa faria uma interferência no controle, atuando diretamente no resultado.


Eu bolei uma montagem bem simples, onde o controle de temperatura é em open loop. Ele é composto de quatro itens: um chuveiro elétrico, um medidor de temperatura eletrônico, um termopar e um controle eletrônico.

A montagem seria o seguinte,

(a) Escolha um local no corpo do chuveiro próximo a resistência, fure um orifício para colocação do termopar do tipo J ou PT100, fixando-o com araldite 24h (a escolha do local não  é crítica);
(b) Monte o medidor de temperatura em um local bem visível, de preferência ao lado do regulador de temperatura;
(c) Monte o regulador de temperatura num local onde não respingue água na hora do banho (de preferência fora do box).

O funcionamento é simples e baseado na medida RELATIVA de temperatura e na sensação de conforto térmico do usuário. Simplesmente, ligue a água e ajuste o potenciômetro do controlador para  meia potência. Com a mão teste a temperatura da água do chuveiro e atue no controlador até chegar na temperatura confortável. Memorize a marcação do medidor de temperatura. Em banhos futuros, faça o ajuste da temperatura antes de tomar banho.

É claro que o sistema tem restrições. Uma delas é que ele pressupõe um fluxo constante de água. Outra é que a temperatura lida pode variar um pouco com a temperatura ambiente e a potência do chuveiro. Todavia, devido a simplicidade pode ser rapidamente instalado.

Finalmente, este tipo de controle gera ruído na rede elétrica que pode interferir em televisores e rádios. A possibilidade de interferência em computadores é mínima.

--------------------
LISTA DE MATERIAL
1. Chuveiro elétrico em corpo de plástico
2. Medidor de temperatura Marca COEL, modelo UL1480 (ou similar);
3. Termopar para medidor de temperatura;
4. Controlador de potência para chuveiro elétrico
  4.1 Opção 1 - marca Ecoenergy, modelo Ecodimmer (até 7000W), http://www.econergi.com.br/loja/product_info.php?products_id=28 (ou similar)
  4.2 Opção 2 - marca COEL, modelo SSR-V 25A/5000W (catálogo em anexo)

Grande abraço,
-- 
Emilio Miranda
Última atualização em Seg, 12 de Dezembro de 2011 11:53
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar